sexta-feira, 13 de janeiro de 2023

Exoplaneta e Estrela com nomes portugueses.

 No dia 17 de dezembro de 2019, foram anunciados, em conferência de imprensa em Paris, os nomes de mais de 110 exoplanetas e respetivas estrelas hospedeiras resultantes das campanhas IAU100 NameExoWorlds. No âmbito das comemorações do 100º aniversário da União Astronómica Internacional (IAU100) em 2019, mais de 110 países, entre os quais Portugal, organizaram campanhas nacionais, que levaram à participação direta de mais de 780 mil pessoas em todo o mundo, propondo e selecionando nomes para cada exoplaneta e respetiva estrela hospedeira.

Exoplanetas são planetas conhecidos fora do Sistema Solar. Os nomes próprios são escolhidos pela União Astronômica Internacional (IAU) por meio de concursos públicos de nomenclatura conhecidos como NameExoWorlds.

Exoplaneta Viriato (Viriato, líder do povo lusitano (portugueses) que resistiu à expansão romana)

Pertence à Estrela HD 45652 (Lusitânia) 

Descoberto em 2008 (os nomes Viriato e Lusitânia foram escolhidos por Portugal em 2019)

Distância da Terra a Viriato é de 120 anos luz (a velocidade da luz é 299 792 458 metros por segundo) ou seja, é preciso viajar 120 anos à velocidade de 299 792 458 metros por segundo, para lá chegar.

O exoplaneta deste sistema (HD 45652 b) foi descoberto em 2008 por uma equipa de astrónomos europeus liderada pelo português Nuno Santos, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.

A Campanha Nacional em Portugal foi organizada pelo NUCLIO – Núcleo Interactivo de Astronomia, sob a chancela da Sociedade Portuguesa de Astronomia (SPA). Os nomes propostos deveriam inspirar-se em nomes, mitos ou conceitos ligados à cultura portuguesa. A primeira fase decorreu durante o mês de outubro e recebeu mais de 50 propostas oriundas de escolas, universidades, clubes de astronomia e associações culturais. As 8 melhores propostas foram selecionadas pelo Comité Nacional e submetidas a votação popular, que recebeu mais de 5000 votos.

O par de nomes escolhido foi Lusitânia (estrela) e Viriato (exoplaneta), uma homenagem ao antigo nome da região ocidental da Península Ibérica onde hoje está boa parte do território de Portugal e ao mais notável líder dos povos lusitanos. Os nomes vencedores foram propostos por várias escolas:

Escola Secundária Carlos Amarante, Braga
Escola EBI Gualdim Pais, Pombal
Agrupamento de Escolas do Castelo da Maia

(Fonte da notícia: Comunicado de Imprensa NUCLIO/IAU100.)