domingo, 6 de novembro de 2022

Curiosidades da vida de alguns artistas

Começo por um artista extraordinário, mas que pouco se sabe da sua vida, Hieronymus Bosch. Esse, não era o seu verdadeiro nome, mas, um pseudónimo com que assinava as suas obras. O seu nome era Jeroen Anthoniszoon van Aken e talvez tenha nascido em 1450, na cidade comercial holandesa de Bolduque.

A sua pintura é de tal ordem atual, que é considerada a precursora do surrealismo, desenvolvido nos princípios do século XX e tendo sido nesse século, que as suas pinturas foram redescobertas, começaram a ser compreendidas e divulgadas. As suas pinturas, a sua arte, não parece medieval, porque o seu estilo e a sua técnica são incrivelmente modernos. Isso se deve em especial, ao seu conteúdo, à sua mensagem interior, isto porque, é uma arte que tem algo para dizer.


Por sua vez, Leonardo d’Vinci deixou muitos documentos referentes à sua vida, mas mesmo assim, ainda hoje não sabemos tudo sobre este genial homem e artista.

Era filho de um notário e de uma camponesa solteira. O seu nome completo era Leonardo di ser Piero da Vinci, mas assinava as suas obras simplesmente com, Leonardo ou Io Leonardo.
Dos quados que pintou, só dezassete chgaram aos dias de hoje e nenhuma estátua, conseguiu chagar até nós. Por outro lado, Leonardo não dava nomes nos seus quadros, por exemplo, Monalisa, foi o nome dado à pintura por Giorgio Vasari, quase três décadas após a sua morte, por sua vez, é o quadro mais reproduzido e o mais célebre do mundo. No entanto, segundo consta, Leonardo só gostava verdadeiramente do quadro Santana, a Virgem e o Menino. 

Mas, este homem e génio, Leonardo d’Vinci, não era só pintor, por isso produziu poucas obras de arte, ele também era ciêntista e inventor. Criou vários engenhos como: o salva-vidas, o compasso parabólico, maquinas capazes de fazer lentes telescópicas de 6 metros e lentes côncavas, entre muitas outras invenções e máquinas. Fez também estudos ciêntificos, anatómicos, ópticos e até da gravidez, entre outros. Projectou várias arquitecturas no ambito civil e militar, por outro lado, tocava música e muito mais fazia, este homem do renascimento.
Leonardo era vegetariano por convicção, não bebia porque dizia "o vinho toma a sua vingança ao bebedor". Também afirmou: “Chegará um dia no qual os homens conhecerão o íntimo dos animais; e nesse dia, um crime contra um animal será considerado crime contra a humanidade”.

Muitos sustentam que Leonardo Da Vinci era pagão, ou seja, ao acreditava em Deus, e que só explorou as instituições religiosas para tirar lucro das suas incumbências.

No fim da sua vida, confessou que dissecara trinta cadáveres. Corpos que precisou comprar ou roubar para arrancar a pele, seguir o caminho das veias, estudar a junção dos ossos, aprender a disposição dos músculos, como objetivo de encontrar os segredos do movimento dos humanos.

Sendo muito o que escreveu, está tudo escrito ao contrário,da direita para a esquerda, para ser lido com um espelho.

Morreu em França em 1519. Segundo reza a história, o rei Francisco I segurava a sua cabeça em seus braços, quando Leonardo morreu e de acordo com o seu desejo, sessenta mendigos seguiram o seu caixão.

O Codex Leicester, um seu manuscrito sobre hidráulica, foi comprado por Bill Gates em 1995, por 30 milhões de dólares.

 

Salvador Dáli um outro genial artista, que disse aos sei anos, “quero ser cozinheira”, mas aos vinte anos escreveu no seu diário: "Eu vou ser um gênio... Talvez venha a ser desprezado e mal compreendido, mas vou ser um gênio, um grande gênio".

Dáli além de pintor, também era escultor, realizador, escritor, ilustrador, cenógrafo, fotógrafo, estilista e desenhador de jóias.

No dia 20 de outubro de 1926, Dalí foi expulso da Academia de S. Fernando, em Madrid, por se ter recusado a fazer um exame. Ele declarou, não haver um único professor suficientemente competente para o avaliar. Ainda nos tempos da Academia, quando um professor colocou uma estatueta da Virgem Maria, como modelo de desenho e pintura, Dalí pintou uma balança.

Além de génio era um provocador. Um dia apareceu vestido de mergulhador numa exposição. Noutra altura, fez uma conferência com um pão na cabeça, além de muitas outras excentricidades.

Dizia que os seus quadros eram "fotografias de sonhos pintadas à mão". Também disse: As duas coisas mais felizes que podem acontecer a um pintor contemporâneo são: primeiro, ser espanhol e segundo, chamar-se Dalí e ambas me aconteceram. Também se gabava dizendo:

"Sou um monstro de inteligência”.

Ao fazer um filme “Um Cão Andaluz”, conheceu a russa Elena Dimitrievna Diakonova, dez anos mais velha, apelidada de Gala, que ficou com Dalí até o último dia de sua vida. "Ela curou-me de todas as minhas angústias. Gala é a curandeira dos terrores", dizia.

Salvador Dalí foi também expulso do movimento surrealista liderado por André Breton, que passara a defender a doutrina marxista. Dalí, acusado de compactuar com o fascismo, disse ser um "anarco-monarquista" e desdenhou da sua expulsão dizendo: "O surrealismo sou eu".

 

Por fim, outro ilustre artista, Pablo Picasso. Este, segundo dizem, saiu do ventre de sua mãe sem respirar e por isso, dado como morto. Mas, terá sido salvado por um tio, que suprou fumo do seu charuto no seu rosto e este começou a chorar.

O seu nome completo é simplesmente, Pablo Diego Jose Francisco de Paula Juan Nepomuceno Crispin Crispiniano de la Santisima Trinidad Ruiz Blasco Picasso y Lopez.

Começou a pintar, antes de aprender a andar e a primeira palavra que ele aprendeu foi “lapis”.

Consta que ao longo de sua vida, Picasso produziu mais de 20 mil obras e que aos 87 anos, Picasso produziu em apenas 7 meses, o total de 347 gravuras.

Uma das suas mais comhecidas pinturas, Guernica, foi inspirada no bombardeamento da cidade espanhola de Guernica pelas forças nazis. Picasso queria utilizá-la como uma forma de denunciar os horrores da guerra. Na época, ao ser indagado por um militar alemão sobre quem fez Guernica, Picasso trá respondido: “Foram vocês”.

Picasso comemorou os seus 90 anos com uma exposição no Museu do Louvre, tendo sido o primeiro artista, a ter tal honrra.